Dai a Cézar o que é de Cézar: a observância dos precedentes vinculantes

  • Marcus Vieira Silva Tribunal Superior do Trabalho
Palavras-chave: Sistema de precedentes, Autonomia Judicial, Força Vinculante, Mecanismos de controle

Resumo

Trata-se de análise acerca das causas e das consequências para a sociedade e para o Poder Judiciário do descumprimento dos precedentes vinculantes por juízes e tribunais. Começa-se tratando da autonomia judicial e sua concepção atual, na vigência do Código de Processo Civil de 2015, para posteriormente abordar os motivos que geram o descumprimento de precedentes de observância obrigatória, tais como a estrutura recursal do processo brasileiro, o solipsismo judicial e a divergência doutrinária na força vinculante a ser conferida aos precedentes existentes no ordenamento jurídico pátrio, para, por fim, se concluir pela necessidade de um novo olhar sobre as funções dos magistrados no ordenamento jurídico processual e se chegar aos diferentes mecanismos de controle de decisões judiciais contrárias a precedentes.

Biografia do Autor

Marcus Vieira Silva, Tribunal Superior do Trabalho

Especialista em Direito Processual Civil e em Direito Consti tucional. Graduado pela Universidade de Brasília. Servidor público do Tribunal Superior do Trabalho. Assessor de Ministro.

Publicado
2021-12-06
Como Citar
Silva, M. (2021). Dai a Cézar o que é de Cézar: a observância dos precedentes vinculantes. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 25(2), 53-70. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/487