Liberdade Sindical: paralelo entre Portugal e Brasil

  • Elvio Araujo Oliveira Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
  • Natan Oliveira de Sousa
Palavras-chave: Liberdade sindical, Direito Fundamental, Unicidade Sindical, Pluralismo Sindical

Resumo

Este trabalho investigará a aplicação da liberdade sindical em Portugal e no Brasil. Compreende, assim, como objetivo principal analisar paralelamente o funcionamento da liberdade sindical nos ordenamentos jurídicos brasileiro e português, tendo por base as Convenções da OIT e como objetivos secundários averiguar a definição de liberdade sindical, bem como a compreensão deste conceito como um direito fundamental. A metodologia será a qualitativa, através de estudos bibliográficos de livros, dissertações, artigos e legislações que fundamentem os objetivos do trabalho. Demonstra-se como resultado do estudo uma evidente interferência do Estado brasileiro na execução da liberdade sindical, por implementar-lhe diversas restrições, diferenciando-se de Portugal. Portanto, o principal contributo da investigação será apontar violações à liberdade sindical e demonstrar soluções para a construção de uma sociedade democrática, instituindo valores relacionados à dignidade humana e justiça social.

Biografia do Autor

Elvio Araujo Oliveira, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região

Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Portucalense – UPT (Porto, Portugal). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (São Paulo, Brasil). Analista Judiciário – Área Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Teresina, Piauí, Brasil). Assistente de Desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Teresina, Piauí, Brasil). E-mail: elvio-oliveira@hotmail.com.

Natan Oliveira de Sousa

Advogado. Mestrando em Ciências Jurídico- Políticas pela Universidade Portucalense – UPT (Porto, Portugal). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Especialista em Direitos Humanos e Ressocialização pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Endereço eletrônico: natan_dd@hotmail.com.

Publicado
2021-12-06
Como Citar
Oliveira, E., & Sousa, N. (2021). Liberdade Sindical: paralelo entre Portugal e Brasil. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 25(2), 12-26. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/485