A CLT invadida (ou Domesticando a Exclusão): o tardio ingresso do trabalho doméstico na CLT

  • Antonio Umberto de Souza Júnior Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Palavras-chave: Trabalho doméstico, Consolidação das Leis do Trabalho

Resumo

Apresenta uma breve história do Direito do Trabalho no Brasil. Analisa a progressão da posição do trabalhador doméstico na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Aponta as lacunas no Direito do Trabalho Doméstico.

Biografia do Autor

Antonio Umberto de Souza Júnior, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Juiz Titular da 6ª Vara do Trabalho de Brasília. Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2007-2009). Diretor do Foro Trabalhista de Brasília (2013). Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (2013-2014). Mestre em Direito e Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor de Direito e Processo do Trabalho do Curso de Direito do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília e da ENAMAT – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho. Coordenador Acadêmico dos Cursos de Especialização do IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público (Brasília) e da ATAME (Brasília, Goiânia e Palmas).

Publicado
2017-05-02
Como Citar
Souza Júnior, A. U. (2017). A CLT invadida (ou Domesticando a Exclusão): o tardio ingresso do trabalho doméstico na CLT. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 19(19), 56-66. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/94