O processo judicial eletrônico na justiça do trabalho: as conquistas e os desafios dessa nova ferramenta tecnológica

  • Oswaldo Moreira da Costa Júnior Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Palavras-chave: Processo Judicial Eletrônico, Processo judicial

Resumo

Processo Judicial Eletrônico (PJe) é a mais nova ferramenta tecnológica que o Judiciário, em especial a Justiça do Trabalho, coloca à disposição da sociedade. Este trabalho tem como propósito elencar as conquistas dessa nova ferramenta, inserindo-a no contexto da realidade social que hoje vive na era da informação, com todos os benefícios que a tecnologia da informação proporciona.

Do mesmo modo, pretende-se analisar os desafios ainda existentes, contrapondo os benefícios alcançados, com o compromisso do Estado de garantir a todos, sem exceção, especialmente aos mais pobres, não só o direito constitucional do acesso à Justiça, mas também os meios necessários ao cumprimento de uma justa e efetiva prestação jurisdicional.

Biografia do Autor

Oswaldo Moreira da Costa Júnior, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atualmente exerce a função de Calculista na Secretaria de Cálculos Judiciais do TRT da Décima Região.

Publicado
2017-04-27
Como Citar
Costa Júnior, O. (2017). O processo judicial eletrônico na justiça do trabalho: as conquistas e os desafios dessa nova ferramenta tecnológica. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 19(20), 123-136. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/86