Desenvolvimento sustentável no século 21: um debate sob o enfoque do ecofeminismo

  • Noemia Porto Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Equidade, Ecofeminismo

Resumo

O objetivo deste estudo é o de situar o desafio da equidade de gênero para que se possa trilhar o urgente percurso em direção ao desenvolvimento sustentável. Para isso, traça-se a discussão que procura aliar a temática do desenvolvimento sustentável com as questões relacionadas à proteção ao trabalho, especificamente na perspectiva da equidade de gênero, fazendo uso de reflexões do ecofeminismo, seja enquanto movimento transformador, seja na condição de corrente crítica de pensamento que recoloca, em outros termos - em termos feministas - o direito fundamental ao meio ambiente devidamente equilibrado.

Biografia do Autor

Noemia Porto, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Juíza do Trabalho (TRT/10). Doutora e Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professora do Centro Universitário Processus (UniProcessus) e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Professora convidada no Programa de Pós-Graduação (PPGD – mestrado e doutorado acadêmico) do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É autora de artigos e livros publicados. E-mail: noemiagarcia.porto@gmail.com.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
Porto, N. (2023). Desenvolvimento sustentável no século 21: um debate sob o enfoque do ecofeminismo. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 27(2), 49-59. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/579