A teoria dinâmica da distribuição do ônus da prova e a sua aplicação no processo trabalhista brasileiro

  • Gustavo Carvalho Chehab Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Palavras-chave: Ônus da Prova, Processo do Trabalho, Aptidão para a prova

Resumo

A teoria dinâmica do ônus da prova está sendo utilizada no Brasil, apesar do silêncio dos diplomas processuais. Fundada em princípios constitucionais e processuais, a teoria dinâmica tem aplicação porque a regra geral e estática do encargo probatório é insuficiente para a solução de todos os casos judiciais, especialmente quando se está diante da chamada prova diabólica. O projeto de lei do novo Código de Processo Civil prevê sua aplicação, que tem lugar importante no Processo do Trabalho. Conhecer, compreender e estudar essa teoria é cada vez mais necessário aos operadores do direito. Esse artigo procura contribuir ao debate da adoção da teoria dinâmica na seara processual trabalhista.

Biografia do Autor

Gustavo Carvalho Chehab, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Mestre em Direito Constitucional pelo IDP/DF, especialista em Direito do Trabalho pelo UniCeub, Juiz do Trabalho substituto do TRT da 10ª Região e Secretário-geral da Amatra 10.

Publicado
2017-05-03
Como Citar
Chehab, G. (2017). A teoria dinâmica da distribuição do ônus da prova e a sua aplicação no processo trabalhista brasileiro. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 19(19), 108-123. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/98