O contrato de trabalho de prestadores de serviços sexuais: da invisibilidade da relação fático-jurídica da ocupação do profissional do sexo ao seu reconhecimento como trabalho

  • Deise Justino Matos
  • Ana Patrícia Rodrigues Pimentel
Palavras-chave: Contrato de trabalho, Profissional do Sexo, Valorização do trabalho humano

Resumo

O presente estudo aborda o trabalho do profissional do sexo, convergindo o estudo para seu contrato de trabalho, em razão de a sistemática negativa de direitos trabalhistas ao prestador de serviços sexuais residir no fundamento jurídico da ilicitude do objeto contratual por contrariedade a moral e aos costumes. O objetivo desta pesquisa consiste na desconstrução da ilicitude do objeto da atividade sexual profissional, bem como na descrição do modo como o posicionamento invisibilizador desta profissão está a desvalorizar o trabalho humano, indignizá-lo e restringir seu exercício, contrariamente às ordens constitucionais dos arts. 1º,  III e IV, 5º, XIII e 170 caput. Utilizou-se do método indutivo para produzir pesquisa de natureza aplicada e de finalidade descritiva, fazendo uso dos materiais de legislação, livros e artigos científicos de teoria jurídica, bem como bancos virtuais de jurisprudências de tribunais.

Biografia do Autor

Deise Justino Matos

Acadêmica da graduação em Direito pela Universidade Federal do Tocantins. Membra do Grupo de Pesquisa em Processo Civil da Universidade Federal do Tocantins. Estagiária de direito pela Justiça Federal - Seção Judiciária do Tocantins - Palmas. E-mail: deisejustino@gmail.com.

Ana Patrícia Rodrigues Pimentel

 Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins. Docente da Fundação Universidade Federal do Tocantins. E-mail: anaprp.to@gmail.com. 

Publicado
2017-03-20
Como Citar
Matos, D., & Pimentel, A. P. (2017). O contrato de trabalho de prestadores de serviços sexuais: da invisibilidade da relação fático-jurídica da ocupação do profissional do sexo ao seu reconhecimento como trabalho. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 20(2), 79-92. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/6