Os mundos do trabalho e o fenômeno contemporâneo da uberização

  • Maria Rafaela de Castro Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região
Palavras-chave: Uberização, Desemprego

Resumo

Diante dos impactos econômicos e sociais do movimento de uberização na contemporaneidade, torna-se relevante abordar essa problemática mediante uma análise dos mundos do trabalho no passado, pois as relações de trabalho não são estáticas, e, sim, evoluem com o passar do tempo. Com a pandemia, o aumento do desemprego torna o tema mais relevante e se justifica pelo aumento exponencial de trabalhadores que migraram para atuar em aplicativos de plataformas digitais, seja como a utilização dos aplicativos da UBER, entrega de alimentação e, ainda, outros serviços. Surgem os trabalhadores que utilizam plataformas digitais. É importante trazer essa reflexão para o momento presente, haja vista que a preocupação já não é mais sobre a natureza jurídica do trabalho uberizado, mas as consequências sociais, previdenciárias, trabalhistas e econômicas que advirão do tema proposto. Os Tribunais já estão recebendo essa problemática, inclusive, o Tribunal Superior do Trabalho. 

Biografia do Autor

Maria Rafaela de Castro, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região

Juíza do Trabalho Substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. Doutoranda em Direito pela Universidade do Porto. Mestre em Ciências Jurídico – Privatísticas pela Universidade do Porto, em Portugal, com a dissertação “A greve dos juízes”, em vias de publicação em livro. Pós-Graduada em Processo do Trabalho e Direito do Trabalho pela Estácio de Sá. Graduação pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como Juíza do Trabalho Substituta na 14ª Região. Foi Promotora de Justiça do Estado de Rondônia. Professora de Pós-Graduação na Universidade de Fortaleza e do GranCursos Online – preparatório nacional para concursos públicos no país.

Publicado
2021-01-14
Como Citar
Castro, M. R. (2021). Os mundos do trabalho e o fenômeno contemporâneo da uberização. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 24(2), 165-171. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/421