Bots humanos e objetivos nada republicanos: as fazendas de clique como ferramenta para a disseminação de fake news

  • Fernanda Teodora Sales de Carvalho
  • Maria Gabriela Vicente Henrique de Melo
Palavras-chave: Microtrabalho, Fazendas de cliques, Fake News

Resumo

Com a presente pesquisa, objetiva-se analisar o microtrabalho em plataformas de cliques, as “Fazendas de Cliques”, sob a perspectiva do impulsionamento e consumo das chamadas “Fake News”, que têm estado na mira da sociedade neste ano de eleições. A hipótese que se pretende analisar no presente é que o trabalho de clique é ferramenta para a propagação de “Fake News” ao mesmo passo em que seus trabalhadores são público-alvo dessa onda de notícias infundamentadas, de forma a perpetuar a manutenção do status quo que mais interessa ao sistema neoliberal.

Biografia do Autor

Fernanda Teodora Sales de Carvalho

Advogada LBS Advogados, membra da Rede Lado Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC Minas. Pós-graduanda em Direito Digital e LGPD pela Faculdade Legale. 

Maria Gabriela Vicente Henrique de Melo

Advogada em LBS Advogados, membra da Rede Lado Pós-graduanda em Economia e Trabalho pela Escola Dieese.

Publicado
2023-07-20
Como Citar
Carvalho, F. T., & Melo, M. G. (2023). Bots humanos e objetivos nada republicanos: as fazendas de clique como ferramenta para a disseminação de fake news. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 27(1), 66-73. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/552