Educação, tecnologia e trabalho: uma convergência necessária como elemento de superação do desemprego

  • Rosilene dos Santos Advogada
Palavras-chave: Desemprego, Educação, Emprego, Tecnologia, Trabalho

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar dois elementos de suma importância para a compreensão dos níveis de desemprego, a educação e os avanços tecnológicos. Ambos, que, em tese, deveriam ser sustentáculos para o desenvolvimento da economia, geração de empregos e manutenção dos mesmos, não tem sido suficiente para evitar a onda crescente e persistente do desemprego no país. Ao contrário, os avanços tecnológicos contribuem para o fim de muitos postos de trabalho, ao passo em que a educação não consegue sanar o problema. Desde a assinatura da Convenção nº. 122 da OIT, passando pela promulgação da Constituição de 1988, até os dias atuais, a busca pela proteção do trabalho em face da automação, associada à educação e avanços tecnológicos tem se mostrado complexa, de modo que a interação entre estes elementos se faz cada vez mais necessária. 

Biografia do Autor

Rosilene dos Santos, Advogada

Advogada nas áreas Trabalhista e Cível. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF. Especialista em Direito Constitucional. Aluna Especial do Programa de Pós-Graudação/Doutorado na UnB. E-mail: rosilenedireito@gmail.com.

Publicado
2018-06-26
Como Citar
Santos, R. (2018). Educação, tecnologia e trabalho: uma convergência necessária como elemento de superação do desemprego. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 22(1), 145-154. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/210