Uber: entre a autonomia e subordinação: estudo comparado franco-brasileiro

  • Rosane Gauriau
Palavras-chave: Trabalhador autônomo, Uberização do trabalho, Subordinação, Estudo comparado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo propor um estudo comparado dos julgamentos da chambre sociale de la Cour de cassation na França e Tribunal Superior do Trabalho no Brasil, proferidos no início desse ano de 2020, sobre o estatuto juridíco do motorista da plataforma Uber: trabalhador autônomo ou subordinado, Para tanto serão analisadas as decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), da Cour de cassation e do Tribunal Superior do Trabalho, bem como as moti vações dessas decisões judiciais Por fim, propõe-se uma breve reflexão sobre as consequências jurídicas desses julgados, à luz das circunstâncias atuais impostas pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Biografia do Autor

Rosane Gauriau

Pesquisadora. Doutora em Direito (summa cum laude) pela Université Paris 1- Sorbonne. Membre associée do Centre Jean Bodin, Université d’Angers. Membro do Insti tut de Psychodynamique du Travail. Membro do Insti tut de Recherche Juridique de la Sorbonne.

Publicado
2020-08-18
Como Citar
Gauriau, R. (2020). Uber: entre a autonomia e subordinação: estudo comparado franco-brasileiro. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 24(1), 133-153. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/380