A invisibilidade da vulnerabilidade: o trabalho em plataformas digitais de transporte de bens e passageiros em tempos de pandemia

  • Wanessa Mendes de Araújo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Palavras-chave: Trabalho em plataformas digitais, Pandemia, Transporte de passageiros, Uberização do trabalho

Resumo

O presente artigo discorre sobre o trabalho em plataformas digitais no contexto da pandemia da doença causada pelo vírus da Covid-19 (coronavirus disease) e suas implicações sobre o trabalhador. Demonstra que o status jurídico de contratante independente assinalado pelas empresas tecnológicas aos trabalhadores empenhados no transporte de bens e passageiros, mesmo içados à condição de trabalhadores essenciais, não lhes assegura a implantação de medidas de saúde e segurança na realização do trabalho. Conclui que o estado de vulnerabilidade dos trabalhadores que se ativam em plataformas de transporte de bens e passageiros se agrava ante a ausência de fiscalização a respeito das medidas de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho, bem como pela restrita política de assistência remunerada apenas aos diagnosticados com o vírus ou postos em quarentena.
Nesses termos, entende-se que compete ao Direito do Trabalho, resgatando o seu fim teleológico, chancelar tutela protetiva a esses trabalhadores, em atenção aos primados do trabalho decente, nos termos da Organização Internacional do Trabalho.

Biografia do Autor

Wanessa Mendes de Araújo, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região

Juíza do Trabalho Substituta vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado
2020-08-18
Como Citar
Araújo, W. (2020). A invisibilidade da vulnerabilidade: o trabalho em plataformas digitais de transporte de bens e passageiros em tempos de pandemia. Revista Do Tribunal Regional Do Trabalho Da 10ª Região, 24(1), 52-63. Recuperado de https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/373